Site e Twitter

I Curso Archai de Editoria de revistas científicas: OJS e XML

A Revista Archai, periódico científico da Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental da Universidade de Brasília, oferece o “I Curso Archai de Editoria de Revistas Científicas: OJS e XML”.

Os percursos da editoria científica, especialmente na área das Humanidades, têm sofrido profundas mudanças na última década, não somente graças à introdução de novas tecnologias, mas também em razão de uma nova compreensão do lugar da produção acadêmica em artigos científicos e de seu impacto. A Cátedra UNESCO Archai tem se dedicado a projetos editoriais desde sua fundação, há 20 anos, e segue atenta aos novos desafios do mundo editorial acadêmico.

O curso destina-se a editores e assistentes de revistas científicas da área de estudos clássicos e tem por objetivo a introdução a processos e ferramentas editoriais básicos e intermediários, com um treinamento especial voltado para a marcação XML. A Revista Archai deseja contribuir, por meio desta iniciativa, para o desenvolvimento editorial de nossa área no Brasil e de tantas revistas irmãs.

O curso será ministrado por:

Thayse Cantanhede - Bibliotecária, coordenadora do portal de periódicos da Biblioteca Central da UnB

Fernanda Freire - Editora Assistente da Revista Archai, doutoranda da Universidade de Münster (Alemanha)

Coordenação: Beatriz de Paoli (UFRJ) e Fernanda Israel Pio (UnB)

Produção: Beatriz de Paoli (UFRJ), Fernanda Israel Pio (UnB) e Gabriele Cornelli (UnB)

O Curso será desenvolvido remotamente, pela plataforma Google Meet, em dois módulos de quatro encontros cada um, sempre das 15 às 17 horas (horário de Brasília), nas seguintes datas:

Módulo 1 - Introdução às plataformas editoriais OJS e gestão de revistas

Outubro 11, 18, 25, Novembro 1

Módulo 2 - Marcação XML

Novembro 8, 22, 29, Dezembro 6

O curso é gratuito e as vagas são limitadas. Candidatos/as deverão solicitar sua inscrição pelo formulário abaixo até o dia 5 de outubro:

ORGANIZAÇÃO: