Logo_Cátedra_PPGm_2020.png

XVII Seminário Internacional Archai em distanciamento social:

Origens Plurais do Pensamento Ocidental

Primer Seminario Internacional de la Red Brasília-Buenos Aires de Filosofía Antigua

POR | Tardes de segunda-feira, de Agosto a Dezembro de 2020.

ESP | Los encuentros se realizarán los lunes por la tarde entre los meses de agosto y diciembre de 2020.

image Mali.jpg

Crédito da Imagem: Mali Skotheim.

Para a mesa de abertura (24.08, 14h30), teremos a seguinte composição:

Claudia Mársico (UBA- Conicet), Fabián Mié (UNL - Conicet), Fernando Santoro (UFRJ), Gabriele Cornelli (UnB), Graciela Marcos Pinotti (UBA- Conicet), Henrique Modanez de Sant'Anna (UnB), Lucas Angioni (UNICAMP), Maria Aparecida Montenegro (UFCE)
, Miriam Campolina Peixoto (UFMG), Pilar Spangenberg (UNR- Conicet).

Consulte a Programação e o Caderno de Resumos para mais informações sobre as apresentações.

POR | A Cátedra UNESCO Archai do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília tem o prazer de anunciar a realização, ao longo do segundo semestre de 2020, de seu XVII Seminário Internacional Archai em distanciamento social: Origens Plurais do Pensamento Ocidentalque será dedicado a sessões remotas de  apresentaçãode comunicações sobre pesquisas em andamento sobre o tema das Origens Plurais do Pensamento Ocidental, especificamente destinadas à apresentação de alunos e alunas de Pós-graduação (mestrado e doutorado) de programas de Filosofia Antiga e Estudos Clássicos.

ESP | La Cátedra UNESCO Archai da Universidad de Brasilia tiene el placer de anunciar la realización de su XVII Seminário Internacional Archai em distanciamento social: Origens Plurais do Pensamento Ocidental. El seminario, destinado a alumnos y alumnas de posgrado (maestría o doctorado) de Filosofía Antigua y de Estudios Clásicos, tendrá lugar en el segundo semestre de 2020 y estará dedicado a la presentación de comunicaciones referidas a investigaciones en curso. En esta ocasión la Cátedra UNESCO Archai ha ampliado la convocatoria a estudiantes de posgrado argentinos con el objetivo de crear redes colaborativas de investigación y aprendizaje.

POR | Comissão Científica do seminário é composta pelos seguintes docentes:

ESP | La Comisión Científica del seminario está compuesta por los siguientes docentes:

Claudia Mársico (UBA- Conicet)

Fabián Mié (UNL - Conicet)

Fernando Santoro (UFRJ)

Gabriele Cornelli (UnB)

Graciela Marcos Pinotti (UBA- Conicet)

Lucas Angioni (UNICAMP)

Marco Zingano (USP)

Maria Aparecida Montenegro (UFCE)

Miriam Campolina Peixoto (UFMG)

Pilar Spangenberg (UNR- Conicet)

POR | O seminário deseja oferecer um espaço de discussão das pesquisas de mestrado e doutorado em andamento, de criação de redes de pesquisa e de aprendizagem mesmo durante estes tempos difíceis de distanciamento social.

ESP | El seminario desea ofrecer un espacio de discusión de las investigaciones de maestría y doctorado en curso, de creación de redes de investigación y aprendizaje aún durante estos tiempos difíciles de distanciamiento social.

POR | O que se espera das comunicações não é tanto uma discussão pontual sobre um aspecto específico da pesquisa, e sim mais uma apresentação das grandes linhas da pesquisa em andamento, suas questões metodológicas, seus referencias teóricos, seu problemas históricos, filológicos e filosóficos. Será garantido um tempo adequado para o diálogo e o debate após a apresentação de cada um.

ESP | Lo que se espera de las comunicaciones no es tanto la discusión puntual sobre un tema específico de la investigación en curso, sino más bien la presentación de las grandes líneas de tal investigación, sus cuestiones metodológicas, referencias teóricas, así como también sus problemas históricos, filológicos y filosóficos. Está previsto un tiempo para el diálogo y el debate luego de la presentación de cada participante.

POR | A UnB emitirá Certificado de participação.

ESP | El seminario se aprobará a través de un trabajo final que dé cuenta de algún avance en la investigación. La UnB extenderá una certificación a los estudiantes que hayan cumplido con la asistencia y la aprobación del trabajo final.

POR | Comissão Organizadora

ESP | Comisión Organizadora

André da Paz (UnB)

Ariadne Coelho (UnB)